Linguagens - Língua Portuguesa

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 14/12 a 23/12/2020

RECUPERAÇÃO

Clique na imagem abaixo para acessar o formulário

tps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAZZ-rJ9WUxdgrjwdP8gbXuw-7ad9ZAlNyatyTZZC1_mQ0pA/viewform


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 07/12 a 11/12/2020

REVISÃO




ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 30/11 a 04/12/2020




A atividade de Monitoramento pode ser realizada direto no formulário abaixo. Clique na imagem abaixo para a realização.









ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 16/11 a 20/11/2020




ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 09/11 a 13/11/2020




ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 03/11 a 06/11/2020

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 19/10 a 23/10/2020

e de 26/10 a 30/10/2020 (AVALIAÇÃO)



Vídeos Explicativos do conteúdo






ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 12/10 a 16/10/2020



ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 05/10 a 09/10/2020






ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 28/09 a 02/10/2020





ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 21/09 a 25/09/2020





QUIZ 👇👇👇 


https://pt.quizur.com/trivia/teste-seu-conhecimento-sobre-os-verbos-6vJk


VÍDEOS EXPLICATIVOS SOBRE VERBOS  👇👇👇

 









 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 14/09 a 18/09/2020



 





ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 08/09 a 11/09/2020 



ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 31/08 a 04/09/2020

Orientações: Para a realização desta atividade você deverá acessar ao link abaixo e realizar a tarefa diretamente no formulário e na internet. SOMENTE se não tiver como fazer o trabalho pela internet é que você deverá imprimir ou copiar no caderno e após concluir, enviar foto a professora pelo WhatsApp (51) 993012522.

https://forms.gle/iBZq9yVVjsEuUHNq7






ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 24/08 a  28/08/2020


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 10/08 a 14/08/2020










ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 03/08/20 A 07/08/20










ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE  27/07 a 31/07/2020






ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
20/07 a 24/07/2020

Link para a realização desta atividade diretamente na internet: 


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
13/07 a 17/07/2020



ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
06/07 a 10/07/2020






ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
29/06 a 03/07/2020
VÍDEOS PARA SE INSPIRAREM:









ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
22 A 26/06/2020


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
15 A 19/06/2020




Links para os vídeos Explicativos - Poesia











ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
08 A 12/06/2020



Vídeo Indicado para esta atividade




ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 
01 A 05/06/2020


Pronomes demonstrativos

Orientações: Assistir ao vídeo em seguida ler atentamente o conteúdo referente aos pronomes. Mantenha-o no caderno. Podem copiar ou imprimir. Em seguida realizem os exercícios propostos logo abaixo. Qualquer dúvida, façam contato pelo grupo de whatsapp da turma. 😘



Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. Isto é, a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.
Essa localização pode ser no tempo, no espaço ou no próprio discurso:

1ª pessoa: este, esta, isto;
2ª pessoa: esse, essa, isso;
3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo.

Os pronomes demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala. Também são utilizados no discurso para citar coisas que ainda não foram ditas.
Exemplo:
Este é o comunicado: na próxima segunda-feira não haverá aula.

Já os demonstrativos esse(s), essa(s) e isso referem-se a seres ou coisas que se encontram próximas da segunda pessoa, o ouvinte, com quem se fala ou a quem se refere. Também são empregados para dizer algo que já foi mencionado no discurso.
Exemplo:                  
Maria falou que irá reclamar com o síndico. Isso parece que vai acabar em confusão.

Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte.
Exemplo:  
Aquela casa parece ser tão bonita por dentro!

Muitas vezes, em situações especiais, os pronomes demonstrativos escapam à regra da gramática. São considerados também pronomes demonstrativos: o, a, mesmo, próprio, semelhante e tal. Os pronomes pessoais o, a, os e as funcionam como pronomes demonstrativos quando forem equivalentes a aquele, aquela e aquilo.
Exemplos:
Jamais aceitarei o que eles propuseram na reunião. (aquilo que)  
Os que chegaram primeiro conseguiram comprar os ingressos. (aqueles que)

Mesmo e próprio são pronomes demonstrativos quando tiverem o sentido de idêntico e em pessoa. Servem também para reforçar os pronomes pessoais.
Exemplos:  
Ele próprio fez questão de nos receber. (ele em pessoa)  
Todos os anos, a missa do galo é a mesma. (é idêntica)

Semelhante e tal têm valor demonstrativo quando denotam identidade ou se referem às ideias já expressas anteriormente. Também quando forem substituíveis por este, esta, aquele, aquela, aquilo. O pronome demonstrativo tal também pode ter uma conotação irônica.
Exemplo:  
Você é a tal que estava falando de mim?  
Ela teve coragem de falar semelhante coisa?  
Nunca ouvi falar em tal pessoa.



Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em:
    de + esse  = desse                        de + este = deste
    de + essa  = dessa                        de + esta = desta
    de + isso  =  disso                         de + isto = disto
   de + aquele = daquele                   em + aquele = naquele
   de + aquela = daquela                   em + aquela = naquela
   de + aquilo = daquilo                    em + aquilo = naquilo
   em + esse = nesse                         em + este = neste
    em + essa = nessa                         em + esta = nesta
   em + isso = nisso                            em + isto = nisto




EXERCÍCIOS

1) Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Complete a lacuna com o pronome que preencher corretamente a frase:

a) Não me preocupa _____ mancha que tenho no rosto. (esta – essa)


b) Marcela, é bom _____ livro que está com você? (este – esse)


c) Ricardo, é seu _____ caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)


d) _____ técnico aqui ao meu lado vai explicar o funcionamento da máquina. (este – esse)


e) Tatiana, _____guarda-chuva lá no canto é seu? (esse – aquele)


f) Senhores jurados, _____documento aqui é a maior prova da inocência! (este – esse)


2) Sublinhe os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:


a) Aquele menino é inteligente.


b) Isto não estava combinado.


c) Não comprei aquela camisa.


d) Esta bola aqui é minha.


e) Achei aquela roupa muito feia.


3) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:


a) Você quer (_____) lápis que está comigo?


b) Passe-me (_____) caneta que está perto de você.


c) Estamos em novembro, (_____) ano está passando rapidamente.


d) Vês (_____) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é (_____) que aqui está.


e) Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (_____) (Marlene) batia palmas e (_____) (Wilson) dançava loucamente.


f) (____) aqui que está em minhas mãos é uma caixa de bombons. Quer um?


g) (____) aí, que está com você, é uma obra de arte? Deixe-me ver.


h) (____) cola aqui é melhor que (____) que está lá em cima da mesa.


i) (____) bola aqui é minha. E (____) lá, de quem é?


j) (____) lá que o rapaz carrega é um bolo de aniversário.


 Bons Estudos!





ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 11/05 A 15/05


DESAFIO PARA PENSAR E MATAR A CHARADA!

CASO 1 - O HOMEM MORTO NO ESCRITÓRIO

Um homem foi morto em seu escritório. Os suspeitos são Edison, Maxis, Jason, Janna, Sofia e Patrick. Um calendário perto do homem tem sangue, no calendário estão escritos os números 6, 4, 9, 10, 11. 


Quem é o assassino?

Coloque o seu palpite no Grupo de Whatsapp da turma ou no campo comentário no rodapé desta paginado blog.



USO DOS PORQUÊS

Vocês lembram como usamos os “porquês” em nossa língua?

Assistam o vídeo a seguir:




A figura a seguir traz um esquema bem fácil de gravar as regrinhas do uso dos “porquês”.


Agora que você lembrou os usos dos “porquês” resolva os exercícios a seguir:


1-Assinale a opção que completa as lacunas de forma correta.

Eu não fui à reunião __________ estava cansada e não entendo __________ isso está sendo criticado por todos. __________ falam todos sobre isso? __________?

a) porque, por quê, porquê, por quê.
b) por que, porquê, por que, porquê.
c) porque, por que, por que, por quê.


2-Nas frases seguintes, substitua as palavras destacadas por: porque, por que, por quê ou porquê.

a) Ela chegou atrasada pois apanhou um engarrafamento enorme.
b) A diretora disse aquilo por qual motivo?
c) Por qual razão existe tanta rivalidade entre vocês?
d) Qual o motivo de tanto barulho?
e) Essa foi a razão pela qual saímos do Brasil.


3-Complete as frases com: porque, porquê, por que e por quê.
a) __________ motivo você não atendeu seu celular?
b) As obras foram realizadas __________ houve reclamações dos moradores.
c) Qual o __________ dessa sua atitude?
d) Apenas perguntei __________ ela estava chateada.
e) __________ ia embriagado, o condutor foi multado pelo policial.
f) Ontem houve greve de professores. Você sabe __________?
g) As escolas __________ passei estavam com sobrelotação de alunos.
h) Apenas fiz isso __________ eu quis.
i) Ninguém compreendeu o __________ do cancelamento do jantar.


LEITURA LIVRE



Realizar a leitura de um pequeno livro de contos, romance ou poesia que tenha em casa, ou em aplicativos da internet. Em seguida fazer comentários sobre a leitura no blog (página de Língua Portuguesa) ou no grupo de whatsapp.



BONS ESTUDOS!







ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 04/05 A 08/05


Olá queridos!

Vamos relembrar os Adjetivos e realizar exercícios para ver como se saem nesse conteúdo, ok.

Assistam aos vídeos e em seguida copiem no caderno o conteúdo e os exercícios que seguem. 

Não esqueçam de colocar a data (Aulas de 04/05 a 08/05)

















ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 20/04 A 30/04

Você sabe o que é um “CONTO” ?
Para aqueles que não lembram, Conto é uma narrativa curta com uma trama, um enredo. Busquem o conceito de narrativa no caderno, vimos esse conceito na primeira semana de aula, lembram!! Mas vamos relembrar! Vai aí um vídeo com uma ótima explicação e dicas. 😉





A seguir seguem alguns exemplos para que realizem uma leitura atenta e observando a forma como os autores contam as suas histórias.  (NÃO PRECISA COPIAR NO CADERNO)



EXEMPLO 1:

Se a terra não existisse, a gente pisava onde?
Eu descobri a mãe de todos nós
POR: Ricardo Azevedo 01 de Agosto | 2004


Tênis é de lona e borracha. Cueca é de pano e elástico. Caderno é de arame e folha de papel. Televisão é de plástico com uma antena em cima e uma tela na frente.
Casa é feita de telhado, parede, piso, porta e janela. Vaca é de couro, chifre e quatro tetas pingando leite. Cachorro é um ônibus peludo cheio de pulgas. Ser humano é feito de carne, osso, coração e ideias na cabeça.
E o mundo em que vivemos?
O mundo é um monte de terra cercada de água por todos os lados.
A água é o mar, o rio, o lago, a chuva, a poça, a lágrima e o cuspe.
A terra é a terra mesmo.
Tem gente que pensa que terra só serve para cavar buraco no chão, para ser hotel de minhoca, para enfiar poste de luz ou então para sujar o pé de lama em dia de chuva, mas não é nada disso.
Se não fosse a terra, a gente pisava onde?
Se não fosse a terra, a gente construía nossa casa onde?
E as cidades? E as estradas? E os campinhos de futebol?
Sem a terra a gente não ia jogar bola nunca mais!
Uma vez eu tive um sonho. Sonhei que estava dormindo com vontade de fazer xixi. Continuei sonhando e pulei da cama. Pobre de mim! Quando pisei no chão, descobri que naquele sonho não existia chão. Lá fui eu caindo, despencando, voando, esvoaçando. O mundo ali era um lugar sem terra, por isso tudo vivia boiando no ar. Saí do quarto, fui voejando, passei pela sala cheia de cadeiras, móveis e mesas voando e cheguei no banheiro. Lá dentro, o chuveiro, a pia e a privada pareciam umas coisas brancas flutuando no espaço. Fui tentar fazer xixi, mas a privada não parava quieta. A vontade apertava cada vez mais. Tentei fazer pontaria, caprichei na mira, mas não deu. No fim, o sonho acabou. Acordei todo molhado com meu irmão, lá embaixo, gritando socorro. Acontece que a gente dorme em cama beliche, eu em cima e ele embaixo.
Meu irmão me xingou de tudo quanto foi nome. Expliquei a ele que se não fosse a terra firme o beliche estaria voando e aí, sim, ia ser muito pior.
Pensando bem, a terra é a coisa mais importante do mundo em que vivemos. Ela é o solo, o chão, a gleba, o piso, o porto, o lugar onde a gente fica em pé e constrói a vida.
Para falar a verdade, a terra é uma espécie de mãe. A mãe de todos nós.
De onde vêm as árvores para dar sombra e segurança? Da terra.
De onde vêm as frutas para a gente chupar? Da terra.
De onde vem a nascente do rio? E a flor? E o passarinho? E a onça? E a tartaruga? E a borboleta? E o macaco? E o besourinho? E todos os bichos do mundo inteiro menos os peixes e as estrelas-do-mar?
Sem a terra, não ia ter nem milho, laranja, caqui, jabuticaba, banana, pêra, uva, cacau, pitanga, mexerica, romã, maçã, abacate, melancia, abacaxi, nem amendoim nem nada.
O mundo ia ser só um monte de coisa nenhuma cercado de água para todos os lados.
Mas a terra tem seus truques. Ela não gosta de ser maltratada, não senhor!
Quando fazem queimadas ou destroem o mato ou enchem o chão de lixo e porcaria a terra fica triste vira deserto, corpo árido, seco, estéril, que não dá mais nada.
Ela, que era generosa, formosa, úmida, florida, risonha, fofa, macia, fértil, cheia de sombra, cheia de perfume, cheia de riachinhos, borboletas, besourinhos, bichinhos e bichões, de repente fica tão dura e rachada que só consegue inventar pó, areia e desolação.



Se a terra fosse um deserto ia ter chão, mas como a gente ia ficar?

Conto de Ricardo Azevedo, (extraído do livro Você Me Chamou de Feio, Sou Feio mas Sou Dengoso, publicado pela Fundação Cargill), ilustrado por Roger Mello


EXEMPLO 2:

Perdidos na excursão
Fanny Abramovich e o passeio ecológico que virou confusão
POR: Fanny Abramovich 01 de Agosto | 2004


Ilustração: Biry  

Marquito desabou na poltrona. Completamente moído. Exausto! Agarrou o telefone, ligou pro Tiagão. Dos dois lados do fio, só queixas e reclamações. E altos xingos.
Bocas raivosas, por nada ter dado certo. Só confusão durante a excursão inteira.
Marquito relembrou a saída orgulhosa. Um final de semana ecológico-aventureiro. Certeza de voltar triunfantes! Muito pra contar e pra exibir. Turma animada e a fim de descobrir o  esconderijo-paraíso dos micos-leões-dourados. Tiagão ouvia rindo. Logo enfezou. Lembrou da primeira desviada. Um caminho lindo que deu numa cachoeira despencante. Puladas, procuras, nadadas, volta estropiada pra estrada arrebentada... Depois, só mancadas... A chuva desviante da trilha. A paralisada hesitante se era pra virar à direita ou à esquerda. Os em-frente-marche dando em barreiras fechadas, sem brecha pra passagem. As voltas, semivoltas, voltas inteiras. A parada pra comilança quase dentro duma fazenda murada e o dono surgindo com as armas em punho... Horror total!!
Marquito parou de sorrir. Partiu pros desabafos gritados. A armação das tendas no escuro e a descoberta rápida de o lindo lugar estar cercado de cobras... Berros desesperados! O dar de cara com uma margem do rio sem nenhuma ponte para cruzar... O medaço de se afogar atravessando a pé.
Tiagão espirrou. Gripou bravo. Desligou avisando que foi a primeira e última excursão ecológica. Pra ele, fim de papo. Marquito resmungou enfezado. Jurou jurado. Outra, só sabendo antes por onde ia pisar. Chegava de perder tempo, perder a paciência, perder o ânimo.

Conto de Fanny Abramovich, ilustrado por Biry


ATIVIDADES   

 a) Deixe escrito lá no campo “Comentário”, no final desta página do BLOG, o nome dos contos que você já leu, aqueles que você lembrar claro! Não esqueça de colocar nome e turma, ok.

b) Acesse ao link abaixo, escolha pelo menos 2 contos para fazer a leitura. Leia e anote no caderno o nome do conto lido, o nome do autor ou autora do conto e um breve resumo com as tuas palavras (5 linhas no máximo para cada resumo)


      c) Após a leitura:
  • Escreva no CADERNO um conto seguindo as orientações do vídeo e se baseando nos exemplos do blog ou nos que escolheram para ler do site indicado acima. Não esqueçam de ilustrar!
  • Escolha o conto que mais gostou, pode ser o seu ou um dos contos lidos, e produza um áudio ou vídeo, usando o celular, computador ou o recurso tecnológico que vocês tiverem, ok. Narre o conto, ou seja, conte a história, colocando recursos sonoros para dar vida ao texto. Vocês tanto podem colocar uma música de fundo como podem colocar sons como trovão, ondas do mar etc., conforme queiram dar vida ao conto. Lembrem-se que vocês vão ler o conto, portanto, antes de gravar, leiam algumas vezes para treinar.
  • Depois socialize conosco no grupo de whatsApp de sua turma. Teremos muitas histórias para ouvir e ver. 💓

    A seguir disponho alguns áudios e vídeos já produzidos. 
    Inspirem-se e criem!  Vocês são nota 1000!


    VÍDEOS PARA INSPIRAREM-SE!






(ATIVIDADES DE 06/04 A 17/04/20)

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

Olá queridos!
Espero que estejam ótimos, pois temos mais atividades por aqui.

Orientações:
Ø Assistir aos seguintes vídeos:

Verbo (para recordarem conteúdos anteriores):







Frase, Oração e período: https://www.youtube.com/watch?v=7smcpHEJ45A



Frase, Oração e período: https://www.youtube.com/watch?v=bhZ_1PqOB6g





  ØEm seguida realize, no CADERNO, os exercícios a seguir. Colocar a data informada em cada atividade.

Atividades com o uso dos verbos
(Realizar na semana de 06/04 a 10/04/2020)

Escolha a alternativa correta para preencher os espaços com verbos no modo indicativo:
1. Eu sempre..................os filmes que desejo ver.
- escolhia
- escolhi
- escolhera
- escolho
2. Se todos estudarem mais, .................de ano mais fácil.
- passassem
- passaremos
- passaríamos
- passemos
3. Ainda que alguns me convidem para ir à festa, .................em casa.
- permaneço
- permaneci
- permanecerei
- permanecia
4. Quando me ligares, não ...................de atendê-lo.
- deixará
- deixarás
- deixaria
- deixarei
5. Jean e eu.....................o computador se tivesses pedido.
- emprestaria
- emprestaríamos
- emprestaremos
- emprestamos
6. Ela sempre .................os livros que desejava ver.
- escolhia
- escolhi
- escolhera
- escolho
7. Talvez nós ....................de ano mais fácil. Assim esperamos! 
- passassem
- passaremos
- passaríamos
- passemos
8. Com certeza, nós...........................de ano com muito esforço ano passado.
- passassem
- passaremos
- passamos
- passemos
9. Acredito que nós faríamos tudo que.............................. para sermos aprovados.
- pudéssemos
- pudesse
- poderemos
- poderia
10. Eu.....................aprovado este ano. 
- fui
- serei
- seja
- seremos

QUESTÃO-DESAFIO. Crie frases com os sentidos abaixo do verbo  “cantar”:

a) PRESENTE: _________________________________________________________________

b) PASSADO: _________________________________________________________________

c) FUTURO: ___________________________________________________________________

Fonte: disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-de-verbos-7o-ano/


ATIVIDADES SOBRE FRASE ORAÇÃO E PERÍODO
(Realizar na semana de 06/04 a 10/04/2020)


  1. Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto:
a) (    ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
b) (    ) Antes os índios eram os donos da terra.
c) (    ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
d) (    ) Eu sou o cara mais dorminhoco do mundo.
e) (    ) Você está triste.
f) (    ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar.
g) (    ) Atenção, vou contar uma piada.
h) (    ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
i) (    ) O estudo nos traz benefícios.
j) (    ) O amor constrói e o ódio destrói.

  1. Indique nos parênteses o número de ações dos períodos abaixo conforme exemplo:
a) ( 3 ) O passageiro deu um pulo da cadeira e voou no pescoço do cobrador e aí começou a briga.
b) (    ) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
c) (    ) O passageiro nem se mexe.
d) (    ) Fico muito nervoso quando me acordam.
e) (    ) Pelo jeito vai ser um belo dia.
f) (    ) Dia seguinte, seis e pouco da manhã, o ônibus para na rodoviária de Capão.
g) (    ) Quando sou acordado, fico uma fera.
h) (    ) O ônibus vai para Osório.
i) (    ) O passageiro ficou muito nervoso com o trânsito.
j) (    ) O passageiro acorda sonolento, limpa os olhos, coça o peito e olha para o lado de fora.

  1. Coloque C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo conforme o exemplo:
a)    E ) Cuidado com nossas crianças. (período simples) Não possui verbo: Não é oração e nem período.
b)    (    ) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)
c)    (    ) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)
d)    (    ) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)
e)    (    ) Deus fez você para a vida. (período simples)
f)     (    ) Lá vai ele para o mundo. (período simples)
g)    (    ) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).
h)    (    ) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)
i)     (    ) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)
i)     (    ) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)

4.  Coloque A para frases nominais e B para frases oracionais.
a)    (  A  )  Que piada engraçada!  Nominal – não há verbo
b)    (    )  Silêncio!
c)    (    ) Não pise na grama.
d)    (    ) Todos começaram a rir.
e)    (    ) Atenção!
f)     (    ) Por favor, dê-me um cigarro.
g)    (    ) Boa noite!
h)    (    ) O dia amanheceu nublado.
i)     (    ) Com licença.
j)     (    ) Deixe-me passar!

5. Aponte a alternativa cuja frase NÃO seja oracional.
a.  O mal com o bem se paga.
b. Devagar, travessia de pedestres.
c.  Paulo deu gargalhadas.
d. Olhe como o céu está azul!

6. Coloque PS para o período simples e PC para o período composto:
a)    PS   ) Inventei aquela desculpa na hora. Período simples – 1 oração – 1 verbo
b)    (    ) Você vai sair ou vai ficar em casa?
c)    (    ) Não gosto de mentiras.
d)    (    ) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.
e)    (    ) O cachorrinho é pequeno, mas já sabe morder.
f)     (    ) José casou-se e teve três filhos.
g)    (    ) Todos os feriados vamos à praia.
h)    (    ) Prefiro o sítio à praia.
i)     (    ) Os trabalhadores rurais trabalham muito; ganham pouco.
j)     (    ) Eu já li este livro três vezes.

     7. Coloque C (certo) ou E (errado) para a identificação do número de oração(ôes) e do tipo de período(s) abaixo:
a)    (  C  ) Fui passear à tarde e à noite retornei. (2 = composto) 1 Locução verbal e 1 verbo
b)    (    ) O rapaz seguiu a moça e pediu o número de seu telefone. ( 2= simples)
c)    (   ) Você vai resolver seus problemas; procure ajuda. (4 = composto)
d)    (    ) Você vai acreditar na minha palavra ou na dele? (1= simples)
e)    (    ) O amor é maravilhoso. (1 = simples)
f)     (    ) Um cachorro está seguindo o homem que corre. (2 =composto)
g)    (    ) Os patrões tratam bem os funcionários. (1=simples)
h)    (    ) Iremos cultivar a terra, pois ela produzirá ótimos frutos que nos sustentarão. (4= composto)
i)     (    ) Os anos passam e as pessoas evoluem. (2=composto)

8. Responda nos parênteses quantas orações possuem os períodos:
a. (  3 ) Cheguei, vi e venci.
b. (    ) Não gosto de mentiras.
c. (    ) Use o guardanapo ou ficará manchada a camisa.
d. (    ) Não se preocupe; eu consigo chegar a tempo.
e. (    ) Isaias tem se esforçado muito, portanto, conseguirá a promoção.
f.  (    ) Não gosto de jiló.
g. (    ) Recife é considerada a Veneza brasileira.
h. (    ) A costureira é caprichosa, logo fará um belo vestido.
i.  (    ) Não tenha medo!
j.   (   ) Olhe, achei um belíssimo camafeu.

9. Forme períodos compostos, unindo os pares de orações com as palavras e, ou, mas, logo, porque, porém, nem, de acordo com o sentido:

Exemplo:       Ele não sabe nadar. Ele caiu na piscina.
                        Ele não sabe nadar e caiu na piscina.

a) Deve ser feriado. A rua está deserta.
_______________________________________________________

b) Igor já é adulto. Ele age feito criança.
_______________________________________________________

c) Ricardo está em casa? Ele foi ao clube?
______________________________________________________

d) Não assisti ao jogo. A televisão queimou.
_______________________________________________________

e) Misael não estuda. Ele não trabalha.
_______________________________________________________


Fonte: Adaptado de https://brainly.com.br/tarefa/7504725 e http://anagabrielavieira.blogspot.com/2014/02/frase-oracao-e-periodo.html


ATIVIDADES SOBRE SUJEITO E PREDICADO

(Realizar na semana de 13/04 a 17/04/2020)

1. Nas orações: “Fiquei em casa.” e “Necessita-se de ajuda.” temos, respectivamente, sujeito:
a. (   ) indeterminado e indeterminado
b. (   ) simples e simples
c. (   ) oculto e indeterminado
d. (   ) simples e inexistente
e. (   ) indeterminado e inexistente

2. Aponte a oração em que o sujeito é simples:
a. (   ) Você e ele também são importantes.
b. (   ) Fala-se muito.
c. (   ) Há muitas vagas.
d. (   ) Chegaram ele e o irmão.
e. (   ) Apareceu no bairro um novo circo.

3. Assinale a oração sem sujeito:
a. (   ) Iremos à festa.
b. (   ) Chove muito nesta cidade.
c. (   ) Regressaram os trabalhadores.
d. (   ) Perdeu-se uma boa oportunidade.
e. (   ) Estou aqui.

4. Em: “Construiu-se a ponte”, o sujeito é:
a. (   ) indeterminado
b. (   ) simples (se)
c. (   ) inexistente
d. (   ) composto
e. (   ) simples (a ponte)

5. Assinale a única oração que não possui sujeito:
a. (   ) Os tomates caíram sobre ele.
b. (   ) Queixou-se da prova.
c. (   ) Havia saído o aluno.
d. (   ) Não existe essa possibilidade.
e. (   ) Neva muito na Europa.

6. Assinale a alternativa que tem oração sem sujeito:
a. (   ) Existe um povo que a bandeira empresta.
b. (   ) Embora com atraso, haviam chegado.
c. (   ) Existem flores que devoram insetos.
d. (   ) Alguns de nós ainda tinham esperança de encontrá-lo.
e. (   ) Há de haver recurso desta sentença.

7. Assinale a alternativa que indica o termo da oração que está fora do padrão de construção na língua portuguesa (sujeito + predicado + complementos) na estrofe abaixo:
“Lembro-me que, em certo dia,
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.”
a. (   ) objeto direto: um pobre cão
b. (   ) sujeito: um pobre cão
c. (   ) sujeito: certo dia
d. (   ) predicado: lembro-me
e. (   ) predicativo do sujeito: me

8. Identifique, nas orações abaixo, o sujeito e seu núcleo e classifique-o conforme o modelinho:

a) A menina distraída perdeu o anel.
Sujeito _simples_: __a menina distraída___________________
Núcleo do sujeito: __menina_________________________

b) O cachorro barulhento e o papagaio tagarela chamam a atenção.
Sujeito ___________ : _____________________
Núcleo do sujeito:________________________________________

c) Os alunos deram um duro na prova.
Sujeito ____________ : ______________
Núcleo do sujeito: _________________________________________

d) O motorista novo errou o caminho.
Sujeito ______________: __________________
Núcleo do sujeito: ____________________________

e) Ali vêm os meus amigos.
Sujeito __________: __________________________
Núcleo do sujeito: _____________________________

f) Divertiam-se muito as crianças.
Sujeito ____________: __________________________
Núcleo do sujeito :_______________________________

g) Nosso time venceu a partida.
Sujeito ______________: ___________________________
Núcleo do sujeito: __________________________________

h) A torcida, animada, aplaudia os atletas.
Sujeito ____________: ________________________
Núcleo do sujeito:______________________________

9. Transforme o sujeito simples em sujeito composto, usando a palavra entre parênteses, e fazendo as adaptações necessárias na frase:

a) A mãe estava eufórica. (filhos) A mãe e os filhos estavam eufóricos.
b) O terreno é nosso. (casa)
c) A jabuticabeira está carregada de frutos. (abacateiro)
d) O jasmim perfuma o ar. (cravo)
e) A casa é nossa. (cachoeira)
f) O vale é verde. (montanha)
g) O filho concordou. (filha)
h) Desculpou-se o rapaz. (moça)

10. Escreva nos parênteses – OSS para oração sem sujeito; SC para sujeito composto; SS para sujeito simples; SI para sujeito indeterminado; SO para sujeito oculto.

a. ( SS ) A escola ficava num morro.
b. (     ) Os meninos e as meninas estavam no pátio.
c. (     ) Venta
d. (     ) e chove.
e. (     ) Há muitos trabalhadores na fábrica.
f. (     ) A abelha e o beija-flor sugam o néctar das flores.
g. (     ) Faz dois meses
h. (     ) que cheguei.
i. (     ) Já faz três anos.
j. (     ) Roubaram os documentos.
k. (     ) Gosto da natureza.

11. Transforme os sujeitos compostos em sujeitos simples, sem alterar o sentido da frase:

a) Eu e você iremos à festa. Nós iremos à festa.
b) Eu e tu faremos a tarefa.
c) Eu e ele discutimos bastante.
d) Tu e ela voltastes cedo.
e) Tu e eles obtivestes sucesso.
f) Ele e ela vivem discutindo.

12. Destaque na frase o que se pede entre parênteses:

a) Helena defendeu Henrique. (sujeito)
b) O velho pátio estava vazio. (núcleo do sujeito)
c) Minha joia desapareceu. (predicado)
d) Tu era conscienciosa. (sujeito)
e) Você acertou. (predicado)
f) O rapaz desistiu. (predicado)
g) A pulseira nova sumiu. (núcleo do sujeito)
h) Os cochichos eram muitos. (núcleo do sujeito)


BONS ESTUDOS !  🥰


ATENÇÃO PARA AS ATIVIDADES A REALIZAREM EM CASA
(SEMANA 16/03 A 20/03/2020)


  Assistir aos vídeos que seguem:

Português Fácil:  “Uso de Mas e mais”



Emprego de S e Z



Realizar o QUIZ das letras S, C, Ç, SC, SS?





Qualquer dúvida use o campo abaixo "comentário" ou nosso grupo de whatsApp".




BONS ESTUDOS!!!


TAREFAS A REALIZAREM NA SEMANA DE 23 A 27/03/2020

Leia:

O menino que mentia



Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos. 
- Um lobo! Socorro! Ajudem-me! Ele vai comer minhas ovelhas! Os jovens e adultos da vizinhança tinham largado o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino quis sair correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.
(BENNETT, William J. O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.) 

Leia a entrevista feita com a psicóloga e psicoterapeuta  Olga Tessari.

Por que as pessoas mentem? Mentir é normal? 

Dra Olga Inês Tessari: A mentira, infelizmente, faz parte da vida e, muitas vezes é um mal necessário para evitar problemas maiores, seja no relacionamento familiar, de trabalho, de amizade ou mesmo de relacionamentos afetivos. O objetivo da pessoa, ao mentir, é evitar um sofrimento. 

O que as motivam a mentir?

Dra Olga Inês Tessari Em geral, as pessoas fazem uso da mentira para protegerem a si mesmas, para evitar brigas, discussões, confusões, para se fazerem importantes ou para se sentirem pertencendo a um grupo, entre outros fatores. Tive o caso de uma garota que mentia dizendo que tinha um namorado, embora isso não fosse verdade, apenas para sentir que fazia parte de um grupo de amigas no trabalho, todas com parceiros fixos (namorados, noivos ou maridos). Em outras situações, para exibir um status, a pessoa pode mentir para se sentir 'igual' a seus colegas. Por exemplo: dizer que foi viajar para o Nordeste (quando na verdade foi à baixada santista ou mesmo nem viajou para lugar algum), apenas para se sentir no mesmo 'patamar' dos seus colegas que nas férias viajaram pelo Brasil e/ou exterior. Muitas vezes, a mentira revela uma insegurança da pessoa em se assumir como ela é, revelando baixa autoestima.


Quais podem ser as consequências da mentira para a própria pessoa e para quem ela mentiu?

Dra Olga Inês Tessari: Tudo vai depender da mentira contada. Às vezes, uma "mentirinha" não faz mal a ninguém, pelo contrário, até ajuda a evitar brigas e discussões, como no caso da pessoa que mente para não revelar que estava conversando com amigos, justamente para evitar conflitos com a esposa que morre de ciúmes dele estar com amigos.

A mentira pode causar mais estragos? Quais são as mais perigosas?

Dra Olga Inês Tessari: O pior estrago que uma mentira pode provocar é quando ela é descoberta! Não importa o tamanho da mentira e nem os motivos que levaram a pessoa a mentir, a pessoa mentirosa passa a ser vista com desconfiança e perde a credibilidade. E, muitas vezes, além de todas as dificuldades que ela tem na tentativa de recuperar a confiança perdida, esta pessoa pode perder para sempre o convívio com determinadas pessoas, seu emprego, etc... Ou seja, a descoberta da mentira pode gerar uma mudança radical na vida de uma pessoa.

Qual a fase da vida que mais se mente? 

Dra Olga Inês Tessari: Não existe uma fase onde mais se minta, tudo vai depender do perfil da pessoa e das situações em que ela vive e se sente forçada a mentir para proteger a si mesma de um mal maior.

Existe até um dia exclusivo para a mentira. O que faz com que ela seja tão "valorizada"?

Dra Olga Inês Tessari: Existem várias explicações para o surgimento do dia da mentira. Uma delas conta que, em 1564, o rei da França Carlos IX determinou que o Ano Novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro, depois da adoção do calendário gregoriano, e isso foi seguido por vários outros países europeus. O Ano Novo costumava ser comemorado no dia 1º de abril. A mudança gerou muita confusão e alguns franceses resolveram manter a tradição, mas de uma forma debochada: os engraçadinhos mandavam presentes. O dia da mentira, até hoje é visto de forma debochada e lúdica.


                                                                            Matéria publicada no Diárioweb.com.br em maio/2005

http://ajudaemocional.tripod.com/id229.html


QUESTÕES PARA COPIAR E RESPONDER NO CADERNO

Texto para as questões de 01 a 06 - O menino que mentia 
1.Explique a moral da história?
2.Você acha que o menino agiu de forma correta? Explique.
3.Você já mentiu para alguém? Explique.
4.Alguém já mentiu para você? Explique.
5.Você acha que a mentira é algo simples não prejudica ninguém? Comente.
6.Assinale nas palavras que são sinônimas de “mentira”:
( )maldade ( )fraude ( )falsidade ( )engano

Texto para as questões de 07 a 11 - Entrevista feita com a psicóloga e psicoterapeuta  Olga Tessari.

7.Após a leitura da entrevista sua opinião mudou em relação a mentira? Comente.
8.Explique a diferença entre mentir e omitir.
9.De acordo com o texto mentir é normal? Qual é o principal objetivo de uma mentira? Explique?
10. O que motiva as pessoas a mentirem de acordo com o texto?
11. Ainda de acordo com o texto, qual é o maior estrago que uma mentira pode causar?
12.Há semelhança entre o texto I e o texto II? Explique.




BONS ESTUDOS!!!

Fonte: Adaptado de: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-tempos-verbais-7o-ano/

TAREFAS PARA REALIZAREM NA SEMANA DE 
30/03 a 02/04/2020


Leia:  

O sanduíche

Uma das maiores invenções da humanidade não foi a roda, o avião ou o raio laser, mas o sanduíche.
O sanduíche nasceu quando o quarto Conde de Sandwittch, ainda no século XVIII, em vez de enfrentar a preguiça de um jantar formal, ordenou a seu criado que fizesse “qualquer coisa” simples e rápida. Ele queria matar a fome sem abandonar o que estava fazendo – dizem que jogava cartas de baralho.
Quase em pânico, o criado apanhou duas fatias de pão e enfiou entre elas um naco de presunto. O Conde nunca _______ jantou – só comeu sanduíches.
De lá para cá, as pessoas ficaram muito _______ ocupadas que o nobre inglês e a criação do criado virou mania universal. Atraente pelo visual, simples, o sanduíche viu passar dois séculos incorporando à sua fórmula básica tudo o que se possa imaginar de comestível.
Disponível em: <https://www.sanduicheprimavera.com.br>.

Questão 1 – No primeiro período (frase), a conjunção “mas” estabelece a relação de:
(     ) adição    (     ) oposição    (     ) conclusão
Questão 2 – Os espaços, indicados no texto, devem ser preenchidos com:
(     ) “mas” e “mais”     (     ) “mais” e “mas”    (     ) “mais” e “mais”
Questão 3 – Suponha que o autor do texto queira intensificar o sentido dos adjetivos “simples” e “rápida”. Para isso, ele deve completar esta frase com “mas” ou “mais”?
O Conde ordenou a seu criado que fizesse “qualquer coisa” _______ simples e rápida.
Questão 4 – Complete com “mas” ou “mais”:
a) Os sanduíches estão deliciosos! ________, já estou satisfeita!
b) Os sanduíches haviam acabado. ________, eles prepararam ________.


Transcreva no caderno e no lugar dos asteriscos coloque  - Mais , Mas ou Más:

01 - Pedro estuda, ** não aprende.
02 - Vendeu ** livros neste mês que no anterior.
03 - Bonitinha, ** ordinária.
04 - A população pede ** escolas.
05 - Ela não é bonita, ** conquista pela simpatia.
06 - Ele foi quem ** tentou; ainda assim, não conseguiu.
07 - Dizem as ** línguas que ele vai ser o nosso prefeito.
08 - Municípios exigem ** escolas.
09 - Amor é igual fumaça: sufoca, ** passa.
10 - Este país está cada dia ** violento.
11- Tentei chegar na hora, ** me atrasei.
12 - Não ganhei o prêmio, ** dei o melhor de mim.
13 - As ** ações empobrecem o espírito.
14 - É o Rio de Janeiro a cidade ** violenta do Brasil?
15 - Estes alunos estão ** bem preparados que aqueles.
16 - É um dos países ** miseráveis do planeta.
17 - Elas pareciam invencíveis, ** foram derrotadas.
18 - Ele trabalha muito, ** ganha pouco.
19 - Todos querem ** amor.
20 - Queria viajar, ** não consegui comprar passagem.
21 - As pessoas deste lugar são muito **.
22 - Ela é ** atenciosa que as outras.
23 - Querem ter dinheiro, ** não trabalham.
24 - Escreva ** depressa, por favor!
25 – A garota trazia ** lembranças daquele tempo.
26 – Só pensa em enriquecer **.
27 - Ela disse que compraria o livro, ** ela não o fez.
28 - Está cada dia ** bonita.
29 - Carol perdeu seu celular, ** vai comprar outro.
30 - Este é o curso ** caro da faculdade.
31 - Eu tenho ** irmãos do que você.
32 - Esses eram os textos ** mal escritos
33 - Meu irmão é ** velho que eu. 
34 - A felicidade voa tão leve, ** tem a vida breve.
35 - Julia comprou ** um carro.

AGORA QUE VOCÊ JÁ REALIZOU OS EXERCÍCIOS, QUE TAL REFORÇAR A APRENDIZAGEM?



Assista ao vídeo a seguir e Bons Estudos!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog