Ciências Humanas Geografia - 71 e 72

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - TURMAS 71 e 72

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 A 23/12/2020
RECUPERAÇÃO




ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 A 11/12/2020



ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 A 04/12/2020
(Clique na imagem para realizar a atividade)



ATIVIDADES DA SEMANA DE 23/11 A 27/11/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 A 20/11/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 A 13/11/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 A 06/11/2020

Para realizar a atividade de monitoramento de Geografia desta semana clique na figura abaixo.



ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 A 30/10/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 A 23/10/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 12/10 A 16/10/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 05/10 A 09/10/2020

(Clique na imagem abaixo para acessar a atividade.)


ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020




ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020



ATIVIDADES DA SEMANA DE 04/09 A 11/09/2020

Acessar o link abaixo realizar as atividades propostas.


https://forms.gle/RDSLaViKkz9eaGD89



ATIVIDADES DA SEMANA DE 31/08 A 04/09/2020



ATIVIDADES DA SEMANA DE 24/08 A 28/08/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 17/08 A 21/08/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 10/08 A 14/08/2020


https://forms.gle/TYYbLkSittFrrxwe7


ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/08 A 07/08/2020



ATIVIDADES DA SEMANA DE 27/07 A 31/07/2020




ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/07 A 24/07/2020




ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07/2020

Avaliação pelo Google, acessar o link: Avaliação de Geografia 7° anos.






ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07/2020





ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07/2020





ATIVIDADES DA SEMANA DE 22/06 A 26/06/2020



ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06 A 19/06/2020



ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06 A 12/06/2020





ATIVIDADES DA SEMANA DE 01/06 A 05/06/2020


ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05/2020





Atividades 71 e 72 Escola Major, semana do dia 06/05/2020, Geografia.




COPIE O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO

Movimentos da Terra
A Terra realiza mais de 14 movimentos. Destes, dois tem influência direta no dia a dia da humanidade: a rotação e a translação.
  • ROTAÇÃO
É o movimento que a Terra executa ao girar em torno de seu próprio eixo, de oeste para leste, num período de 23h, 56 min, 4 seg (1690 Km/h na linha do Equador). Os pontos da superfície terrestre cortados pelo eixo da Terra, ao norte e ao sul, definem os pólos geográficos Norte e Sul. Assim, também a linha do Equador acaba sendo definida por esse movimento, pois ela é perpendicular ao eixo da Terra.
Consequências:
  • Sucessão dos dias e noites.
  • Maior nível dos oceanos nos litorais orientais dos continentes, se comparados aos litorais ocidentais.
  • Abaulamento da Terra na faixa equatorial e achatamento nos pólos.
VENTOS ALÍSIOS: os alísios são os ventos que sopram regularmente da faixa de alta pressão dos trópicos para a faixa de baixa pressão do Equador. São de nordeste ou de sudeste, pois sofrem forte influência do movimento de rotação da Terra.
  • TRANSLAÇÃO
É o movimento que a Terra executa ao descrever sua órbita elíptica em torno do Sol, num período de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.
A duração do movimento de translação, 365 dias, determina o ano. As 5 horas, 48 minutos e 46 segundos que sobram a cada ano, são somadas e a cada 4 anos compõem mais um dia (29 de fevereiro), originando assim o ano bissexto.

Atividades:

1) Quais são os principais movimentos da Terra? Explique cada um deles.
2) Quais as consequências do Movimento de Rotação para a Terra?
3) Quanto tempo a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol?
4) Qual é a duração do Movimento de Rotação da Terra?





Atividade 7°A Escola Manoel e 71 e 72 Escola Major, semana do dia 29/04/2020 Geografia



Copie o texto, as perguntas e responda no caderno.



CONCEITO DE GEOGRAFIA: 



CONCEITO: é uma ciência que se dedica ao estudo das relações entre a sociedade e a natureza, e as mudanças realizadas pelas sociedades estabelecendo novos valores sociais, criando novos espaços geográficos. É a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos biológicos e humanos terrestre, as causas desta distribuição e as relações locais desses fenômenos. Geografia é a ciência que estuda a organização do espaço: local, municipal, regional, mundial. As diferenças espaciais de um lugar para outro, explicar essas diferenças, como resultado das ações conjuntas de fatores naturais e humanos. 

A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada acerca dos lugares onde desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses. 

O conhecimento da Terra e de todas dinâmicas existentes configura como um objetivo intrínseco da ciência geográfica, essa tem seu início paralelo ao surgimento do homem, no entanto, sua condição de ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores filósofos que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas, dentre eles Pitágoras e Aristóteles que já tinham convicção acerca da forma esférica do planeta. 

A Geografia recebe diversos significados, de uma forma genérica dizemos que geo significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra, essa descreve todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõe a biosfera ou esfera da vida (onde desenvolve a vida), além da interação desses com os seres vivos. 

O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à ação antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momento teve início também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização econômica e social, a distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as atividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros. 

Algumas especialidades da ciência Geográfica: 

Geografia Física: focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração. 

Geografia Humana: tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades. 

Geografia Econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo e seus fluxos. 

Geografia Cultural: focaliza a atenção para a identidade cultural das pessoas e dos lugares. 

Geografia Política: estudo das relações do poder político e seus resultados. 

Geografia Médica: realiza mapeamento de focos de doenças e sua distribuição no espaço geográfico.


As primeiras descrições consideradas como geográficas foram oriundas de registros de viajantes e comerciantes. 



Responda:


1) A Geografia estuda apenas mapas? Explique.


2) Escreva com suas palavras mais alguns assuntos tratados pela Geografia.


3) Dentre as especialidades da Geografia qual você considera mais interessante? Por quê?


ATIVIDADES PARA AS TURMAS 71 E 72  (22/04/2020)

Assista ao vídeo a seguir:



A atividade abaixo é complementar aos temas trabalhados anteriormente, copie a cruzadinha no caderno e complete-a.


Bons estudos!


ASSISTIR AO VÍDEO COM AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR!!!






BONS ESTUDOS!


Atividade para as turmas 71 e 72.
  
  • Copiar o texto e responder as perguntas. 
  • Geografia Professor Nilmar.



De início, relações harmoniosas.
Quando os portugueses chegaram ao litoral do Brasil, não encontraram resistência dos indígenas que ali habitavam e estabeleceram com eles relações cordiais e pacíficas. Logo em seguida, os franceses passaram a visitar essas terras com frequência e também estabeleceram relações cordiais com os indígenas.
Tanto portugueses como franceses estavam interessados em adquirir produtos da terra para comerciar na Europa.
Os indígenas desconheciam o valor do dinheiro, pois suas sociedades não praticavam o comércio. Para eles, os produtos que os europeus queriam (madeiras e animais, principalmente) não tinham valor, pois eram abundantes em suas terras. Então eles os trocavam com os europeus por machados, facões, foices e enxadas feitos de ferro, que eles também não conheciam. Lembre-se de que as populações tribais nessa época, nas áreas onde hoje é o Brasil, utilizam instrumentos e ferramentas feitos de madeira, pedra e ossos de animais.
As “novidades” foram um deslumbramento para os indígenas. As ferramentas de ferro facilitaram o seu trabalho e lhes deram maior poder de enfrentamento diante das tribos inimigas.
Nos primeiros trinta anos (1500-1530), as relações cordiais entre europeus e indígenas favoreceram as trocas entre eles. Não havia a invasão de territórios indígenas nem interferências ou imposições culturais pelos recém-chegados. Os europeus construíram algumas feitorias (armazéns localizados nos portos da colônia que tinham como objetivo servir de base para o armazenamento e negociação de mercadorias e também como fortificação para a defesa contra ameaças de invasão) no litoral, onde era guardada a madeira extraída pelos indígenas. Nesse período inicial, os indígenas viam os europeus como amigos. Os franceses foram chamados por eles de Mair, o herói tupi, e os portugueses de Caraíba, ou seja, descendente de Caraí, o Senhor do Fogo.
Atividades:

1) De que eram feitos os instrumentos utilizados pelos indígenas antes da chegada dos portugueses?
2) Como eram as relações entre europeus e indígenas durante os anos de 1500 até 1530?
3) O que eram as feitorias? Para que elas serviam?
4) Por que o autor coloca a palavra novidades entre aspas para se referir ao se referir às ferramentas de ferro?



Bons Estudos!

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